10 benefícios de ter um tanque de polietileno
07 de dezembro de 2017 - Polietileno, Produtos

O tanque de polietileno é fabricado a partir de um plástico que vem do processo de catalização do Etileno. Além disso, o polietileno pertence ao grupo dos termoplásticos, que quando frios, possuem uma determinada forma, e, ao serem aquecidos, podem ser transformados, sem que ocorra nenhum dano ao material. Devido a essa origem o polietileno possui algumas características que permitem ele ser explorado pelas indústrias de uma forma prática, sustentável e com excelente custo benefício.
Quer saber mais sobre o polietileno, baixe agora mesmo nosso e-Book:
Os mercados agrícolas e da construção civil tem se beneficiado desse material para a produção de tanques, dos mais variados tamanhos e formas.
Confira os 10 benefícios que os tanques de polietileno podem trazer para a sua empresa ou lavoura.
O polietileno pode passar pelo processo de Rotomoldagem que se trata de uma transformação altamente versátil e que possibilita adicionar uma carga de reforço e diversas outras espécies de aditivos como estabilizantes térmicos, auxiliares de processamento. Transformando assim esse material ainda mais resistente.
2.Pode ser fabricado de vários tamanhos
Devido as características termoplásticas quando frios, eles possuem uma determinada forma, e, ao serem aquecidos, podem ser transformados, sem que ocorra nenhum dano ao material. Ou seja, são polímeros que com a ação do calor amolecem e se fundem. Com seu resfriamento, obtemos tanques nos mais variados formatos.
3.Material leve que facilita o transporte
Uma característica do polietileno é que ele é muito leve facilitando o transporte até mesmo de tanques que precisam ser grandes.
4.Não enferruja e não necessita de emendas ou soldas
Devido ao processo de rotomoldagem os tanques são feitos sem nenhum tipo de emenda ou solda, dessa forma eles não sofrem com os problemas de ferrugem.
Outra vantagem dos termoplásticos que quando descartados o polietileno pode voltar ao início do processo possibilitando ser 100% reutilizado sem perder suas propriedades.
Por não ter emendas e ainda ser de um material liso, os resíduos ou sujeiras não se fixam ao material. Outro benefício é que os tanques podem ser feitos de forma redonda facilitando na hora da limpeza.
O polietileno é amplamente utilizado na indústria alimentícia, nas embalagens dos produtos por não ser tóxico, vedar bem e não transmitir nenhum odor ou sabor aos alimentos.
Os tanques de polietileno são feitos a partir de camadas sucessivas que garantem maior rigidez e resistência, não sofrendo danos com o tempo, sendo impermeáveis a gases e toxinas.
Os tanques podem ser transportados e gerenciados dentro da própria lavoura, facilitando o manejo de águas e líquidos.
O melhor de tudo é o custo benefício dos tanques de polietileno, que são providos pelo fato das suas matrizes serem mais acessíveis do que as de injeção de plástico possibilitando a redução do valor da peça final.