Nosso Blog

Como melhorar o preparo da calda pronta para pequenas e grandes propriedades

Como melhorar o preparo da calda pronta para pequenas e grandes propriedades

O preparo da calda pronta exige muito cuidado, pois é o momento em que o trabalhador manuseia o produto concentrado.

A calda deve ser preparada de acordo as recomendações específicas de cada produto. Entretanto, de uma forma geral, realiza-se a adição direta do produto no tanque de pulverização ou através de pré-diluição. Nesse último caso, dissolve-se o produto em pequena quantidade de água, agitando-o até a completa homogeneização da suspensão. A seguir, despeja-se a suspensão no tanque de pulverização, que deve conter dois terços do volume de água a ser utilizada. Após esta etapa, completa-se o volume total de água do tanque.

Confira alguns cuidados para melhorar o preparo da calda pronta:


1- O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs);

2- Preparo da calda em local sombreado, aberto e que apresente boa ventilação;

3- Atenção às instruções presentes nos rótulos do produto;

4- Atenção aos riscos por contato: evitar inalação, respingo e contato com os produtos, não desentupir bicos ou orifícios com a boca, assim como – não beber, comer ou fumar durante o manuseio e a aplicação dos produtos;

5- Evite pulverizar nas horas mais quentes do dia, contra o vento e em dias de vento forte e chuvosos;

6- A embalagem deve ser aberta com cuidado para evitar derramamento do produto;

7- Utilize balanças, copos graduados, baldes e funis específicos para o preparo da calda (nunca utilize esses mesmos equipamentos para outras atividades);

8- Faça a lavagem da embalagem vazia logo após seu esvaziamento, longe de locais que possam ser contaminados e causem riscos à saúde das pessoas;

9- Após o preparo da calda, lave os utensílios e seque-o ao sol;

10- Verifique o pH da água de pulverização e corrija-o, caso necessário, seguindo as instruções do fabricante do produto químico que será aplicado;

11- Verifique se todas as embalagens usadas estão fechadas e guarde-as no depósito.

Porém a tecnologia de máquinas e equipamentos que auxiliam o produtor rural no processo de preparação da calda para a pulverização tem promovido uma verdadeira mudança nesse processo.

Um exemplo disso são os produtos específicos para o preparo de calda pronta da Rotoplastyc: os Pré-misturadores e a linha Speed Mix.

Os Pré-misturadores Rotoplastyc de 250L e 600L otimizam a logística no campo por serem equipamentos funcionais e de fácil manuseio, sendo ideais para o abastecimento de pulverizadores. Podem ser acoplados ao tanque de água, permitindo a incorporação de defensivos de maneira rápida e precisa.

preparo de calda pronta

Já o Speed Mix é um equipamento destinado ao preparo de calda pronta para o abastecimento de pulverizadores. Uma solução pensada pela Rotoplastyc que permite ao operador realizar toda a correção de PH da água, além da mistura e homogeneização de defensivos, resultando em uma melhor qualidade de calda.

preparo da calda pronta
Ambos equipamentos da Rotoplastyc proporcionam a diminuição do tempo parado do autopropelido e o aumento no rendimento da lavoura, baixando os custos logísticos com uma melhor eficiência na pulverização.

Lembre-se: É vedada a manipulação de quaisquer agroquímicos e produtos afins por menores de 18 (dezoito) anos, maiores de 60 (sessenta) anos, por gestantes e analfabetos. O empregado alocado na aplicação de agroquímicos terá que passar por treinamento específico de no mínimo 20 horas.

Conheça nossa linha de produtos Rotoplastyc



Receba novidades!

Financiamento

Financiamento