Nosso Blog

Saiba como corrigir o pH da água para pulverização

Saiba como corrigir o pH da água para pulverização

Você sabia que a água constitui 95% do volume de pulverização? A água é um solvente universal e é o principal veículo em aplicações de produtos de proteção vegetal.

Sendo assim, as propriedades da água utilizada para as pulverizações podem influenciar de maneira significativa o desempenho dos produtos nela misturados. Por isso, um dos principais fatores para avaliar a qualidade da água é o pH.

O valor do pH descreve a acidez ou a alcalinidade de uma solução. As escalas de pH vão de 0 a 14, ou seja:

escala-de-ph

pH 7 é considerado neutro
pH abaixo de 7 é considerado ácido
pH acima de 7 é considerado alcalino

Outro fator determinante é a condutividade elétrica. Esta representa a concentração de íons na solução que são capazes de conduzir corrente e, consequentemente causar dissociação de moléculas.

É importante que você sempre consulte um engenheiro agrônomo para lhe orientar sobre qual o pH ideal para o tipo de produto a ser utilizado na pulverização.

Confira os 3 passos para a correção do pH ideal para seu produto:

1. Analise o pH da água (existem laboratórios que fazem esse tipo de análise ou você pode adquirir um medidor portátil);

2. Analise a condutividade elétrica (para saber a quantidade de redutor de pH a ser utilizado);

3. Utilize um redutor de pH sempre que necessário (utilize o redutor antes de misturar os defensivos);

pH corrigido? Agora você está pronto para fazer a calda para pulverização. Saiba que a Rotoplastyc pode te ajudar a otimizar ainda mais esse processo com os equipamentos destinados ao preparo de calda, como o Pré-Misturador e o SpeedMix.

solucoes-agricolas



Ficou interessado?

Financiamento

Financiamento