Nosso Blog

Saiba qual é a melhor maneira de armazenar e transportar água na lavoura

Saiba qual é a melhor maneira de armazenar e transportar água na lavoura

O Brasil é um país com água em abundância, mas é preciso saber gerir o recurso hídrico finito e combater desperdícios para evitar sua escassez. Saber qual é a melhor maneira de armazenar e transportar água na lavoura se torna fundamental para a economia.

De acordo com a Agência Nacional de Águas, em média 72% da água captada no Brasil é destinada para a produção agrícola.

Portanto, adotar técnicas sustentáveis e pensar em formas de melhorar as fontes de água para agricultura, é essencial para a otimização e eficiência do uso dos recursos hídricos, principalmente considerando que a cobrança pela captação de água em culturas varia de acordo com o tamanho da propriedade que a utiliza e o local de onde a água é retirada.

Vejamos algumas dicas para evitar desperdícios na irrigação:

 

1. Gotejamento

Saiba qual é a melhor maneira de armazenar e transportar água na lavoura

A técnica de irrigação mais conhecida como gotejamento consiste em transportar água para locais precisos de acordo com a quantidade e o tempo necessários. É um sistema em que as mangueiras direcionam as gotas d’água de maneira bem específica para as raízes das plantas. Apesar de mais caro para implementação, o gotejamento é uma ótima forma de economizar – de 30 a 50% do recurso irrigado.

 

2. Irrigação noturna

3. Saiba qual é a melhor maneira de armazenar e transportar água na lavoura

A irrigação noturna evita a evapotranspiração das plantas entre os turnos de regas, ou seja, a perda de água do solo por meio da evaporação ou da planta por transpiração. Além disso, irrigar a lavoura no período entre 21h30 e 6h30 contribui para a diminuição dos gastos com energia elétrica, por meio do benefício da tarifa noturna. Esse método também é considerado ambientalmente sustentável, garantindo plantações mais saudáveis e produtivas, e contribuindo para a redução do uso de agrotóxicos nas lavouras.

 

3. Reuso da água

3. Saiba qual é a melhor maneira de armazenar e transportar água na lavoura

Uma prática que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil é o reúso da água. Empresas de saneamento tratam o esgoto e reutilizam o efluente tratado, que é também conhecido como água de reúso. Essa água é o resultado de um processo de purificação que tem de atender a padrões de qualidade e pode ser usada para vários fins — irrigação agrícola, irrigação de jardins, na lavagem dos espaços públicos e dos automóveis e na indústria.

 

4. Compra de motobombas mais eficientes

Saiba qual é a melhor maneira de armazenar e transportar água na lavoura

A irrigação como forma de rega de culturas agrícolas é fundamental para o sucesso do plantio e da colheita. Considerando momentos de falta de chuva ou mesmo quando ela não é suficiente para o sucesso da cultura, a irrigação depende da água de poços, rios ou lagos.

Sendo assim, essas fontes de água demandam de uma bomba para transportar a água para o sistema de irrigação, que pode ser formado por aspersores ou tubulações que vão distribuir o recurso hídrico nas várias linhas da plantação.

Como armazenar e transportar água na lavoura?

Agora que já descobrimos como economizar a água, aonde podemos armazenar? E qual a forma mais fácil de transportar sem que haja desperdícios?

Hoje em dia existem diversas formas para armazenagem de água como cisternas para a captação da água da chuva, caixas d’água, tanques infláveis de PVC, entre outros… Porém, o que vem chamando atenção dos consumidores são tanques de água de polietileno, por possuírem um valor mais acessível e muita qualidade atribuída pelo processo de rotomoldagem.

Não sabe o que é polietileno?! Você pode descobrir baixando o nosso e-book

Os tanques de polietileno são leves e de fácil manuseio além de serem muito resistentes. São atóxicos e impermeáveis, sendo vendidos em diversos tamanhos e formas.

Outra dica é que existem carretas tanques que após acopladas ao trator facilitam e muito na distribuição de água em sua propriedade. Conheça eles aqui.



Ficou interessado?

Financiamento

Financiamento