voltar para notícias

Polietileno: matéria-prima perfeita para projetos industriais

28 de novembro de 2022 - Polietileno, Rotomoldagem

Polietileno: matéria-prima perfeita para projetos industriais

Conheça as propriedades do polietileno e saiba porque ele é considerado a matéria-prima perfeita para projetos industriais em rotomoldagem.

O polietileno, chamado plástico rotomoldado, material com o qual a Rotoplastyc desenvolve seus produtos, proporciona soluções de alta qualidade e resistência para os mais diferentes setores do mercado, seja na industria, comércio, construção civil, sanitário/ambiental, além do logístico de cargas, alimentício, na agricultura, entre outros.

Continue a leitura e conheça as propriedades do polietileno e saiba por que ele é considerado a matéria-prima perfeita para projetos industriais em rotomoldagem!

O que é o material polietileno?

O material polietileno é uma resina termoplástica altamente utilizada pela indústria, principalmente porque suas propriedades permitem produzir os mais variados tipos de peças e equipamentos. 

Esta resina é obtida a partir da polimerização do etileno, é cristalina e flexível, e na rotomoldagem permite produzir peças de grande porte com baixo investimento em ferramental.

Tipos de polietileno

Existem hoje no mercado vários tipos de polietileno (PE), os quais se diferenciam pelas condições reacionais e do sistema catalítico empregado no processo de polimerização. 

Entretanto, podem ser apontados três principais tipos de polietileno: 

PEBD (polietileno de baixa densidade)

Este tipo de polietileno possui alta resistência e flexibilidade, é facilmente processado e conta com propriedades elétricas importantes. Porém, pode sofrer ataques de agentes oxidantes, apesar de ser bem resistente à água.

O PEBD é muito aplicado, por exemplo, para utilidades domésticas e para o desenvolvimento de embalagens.

PEAD (polietileno de alta densidade)

Entre as principais características do PEAD, estão a baixa reatividade química, a boa resistência ao calor e esse tipo de é mais cristalino do que o PEBD. Em razão da sua cristalinidade, ele comporta fusões em temperaturas maiores.

Este tipo é muito usado em caixas para uso industrial e reservatórios automotivos.

PEBDL (polietileno de baixa densidade linear)

Já o material polietileno do tipo PEBDL é mais cristalino, sensível e oferece maior dificuldade no processamento, além de possibilitar a criação de películas plásticas de espessura mais finas.

Além disso, ele é muito empregado em fraldas e embalagens, por exemplo.

Aplicações do PEAD

A Rotoplastyc trabalha com o PEAD, um dos polímeros plásticos mais difundidos no mundo, que possui estrutura molecular regular e estável, resultando em produtos finais com características superiores às de outros plásticos. 

Por possuir excelentes propriedades mecânicas, físicas, hidráulicas e químicas, assim como pelo seu peso molecular elevado, esse tipo de polietileno é indicado para a fabricação de produtos como: 

  • Tubos;
  • Embalagens flexíveis;
  • Utensílios domésticos;
  • Automotivos;
  • Redes coletoras de esgotos;
  • Tanques para implementos agrícolas;
  • Barcos.

Este tipo de material polietileno também pode ser empregado em outras finalidades que exigem maior durabilidade, flexibilidade e leveza.

As vantagens de utilizar o PE em projetos industriais

Uma das maiores vantagens de utilizar o polietileno em projetos industriais está no fato de que ele permite a produção de peças mais leves, altamente resistentes e com baixo custo. Além disso, como não possuem emendas, a higienização fica muito mais fácil.

Outro aspecto importante é o da sustentabilidade. A matéria-prima utilizada, em seu estado natural, é 100% reciclável. E, quando um termoplástico é descartado, o polietileno pode voltar ao início do processo, possibilitando ser 100% reutilizado sem perder suas propriedades.

O produto não possui toxinas (é constituído de hidrogênio e carbono, apenas) e pode ser fabricado de diversas cores e tamanhos. Isso porque os termoplásticos, quando frios, possuem uma determinada forma, e, ao serem aquecidos, podem ser transformados, sem que ocorra nenhum dano ao material. Ou seja: são polímeros que, com a ação do calor, amolecem e se fundem. Com seu resfriamento, é possível obter produtos nos mais variados formatos.

É por esses motivos e pelas suas propriedades que o polietileno e a rotomoldagem são uma boa escolha na fabricação de peças para indústrias de diversos segmentos, atendendo todas as necessidades dentro de um projeto de novos produtos e equipamentos. A Rotoplastyc desenvolve projetos personalizados para diversos segmentos industriais, conforme as soluções buscadas pelo cliente.

Gostou de saber mais sobre porque o polietileno é considerado a matéria-prima perfeita para projetos industriais em rotomoldagem? 

Aproveite e explore o site da Rotoplastyc e encontre as soluções ideais em peças rotomoldadas para a sua empresa!

Novidades

Tanques térmicos rotomoldados Tanques térmicos rotomoldados — Linha T: por que eles são a melhor opção para o setor agrícola?

Receba nossas novidades direto no seu e-mail.

Veja mais notícias