voltar para notícias

Rotomoldagem ou injeção? Entenda as diferenças

19 de janeiro de 2023 - Polietileno, Rotomoldagem

Rotomoldagem ou injeção? Entenda as diferenças

Entenda as diferenças entre rotomoldagem e injeção nesse artigo. Com excelente custo-benefício, a rotomoldagem ganha o mercado das grandes peças pela durabilidade, praticidade e variedade de modelagens.

 

Quem procura baixo custo na produção de componentes e ao mesmo tempo durabilidade deve dar preferência pela produção de uma peça em plástico, entretanto sempre fica a dúvida sobre se a melhor opção é o processo por rotomoldagem ou por injeção, por isso é importante entender as diferenças entre esses dois processos.

A injeção de termoplástico consiste na geração de peças plásticas por meio da moldagem de grânulos do polímero, utilizando-se de um método que permite a criação de diferentes formas e dimensões, bem como encaixes.

Já a rotomoldagem – ou moldagem rotacional – é um processo de moldagem de peças plásticas e transformação de termoplásticos que gera peças ocas ou com aberturas de maior ou menor dimensão, em quatro etapas: carregamento do molde com matéria prima; aquecimento do molde; resfriamento do molde; desmoldagem da peça obtida. É considerado simples e de baixo custo, por isso tem se tornado bastante atrativo em setores como agricultura e indústrias de um modo geral.

Ambos os processos trabalham com moldes, mas, em razão das limitações que a injeção oferece, a rotomoldagem apresenta mais vantagens sobre os projetos. Esta, por exemplo, acaba se tornando mais cara conforme o tamanho da peça que se pretende produzir, isso porque as máquinas de injeção possuem uma capacidade limitada em tamanho de peça.  No processo de rotomoldagem, no entanto, o custo-benefício é mais vantajoso, sendo possível rotomoldar desde peças menores de máquinas até grandes reservatórios, como caixas d’água. Assim, o processo é indicado para peças maiores.

Outra grande vantagem da rotomoldagem é que ela oferece uma grande variedade de modelagens, bem como formatos, cores e dimensões distintos e com baixa tensão residual. Os moldes permitem ainda a produção de itens de alto nível de complexidade com um custo menor em relação a outras técnicas, como injeção, extrusão e sopro, por exemplo, além de produzir peças leves, resistentes e com boa vida útil.

Versátil e com inúmeras possibilidades de projetos, a rotomoldagem é utilizada na fabricação de tanques, caixas d ‘ água, móveis, peças para empresas do setor agrícola, indústrias, construção civil e setor rodoviário, entre outros. Um dos benefícios que faz a rotomoldagem ser preferida para projetos de grandes peças é o fato de que elas são produzidas sem emendas ou soldas.

A Rotoplastyc está entre as maiores indústrias de rotomoldagem do país e possui um setor de engenharia de projetos que desenvolve peças técnicas conforme as necessidades de cada cliente, atendendo diversos segmentos. A linha produtiva é padronizada com processo robusto e certificado.

Agora que você já  entendeu as diferenças entre rotomoldagem e injeção e conheceu os benefícios da rotomoldagem, confira também esse conteúdo sobre Polietileno: matéria-prima perfeita para projetos industriais.    

Novidades

A importância das peças de polietileno para a redução de custos

Receba nossas novidades direto no seu e-mail.

Veja mais notícias