voltar para notícias

Capacidade fabril aprimorada: os diferenciais da Rotoplastyc em rotomoldagem

19 de setembro de 2023 - Geral, Institucional, Polietileno, Rotomoldagem

Capacidade fabril aprimorada: os diferenciais da Rotoplastyc em rotomoldagem

Descubra como os investimentos da Rotoplastyc impulsionam a capacidade fabril com diferenciais em tecnologia avançada e automação.

Na busca constante pela excelência, inovação e de atender sempre as demandas do mercado, a Rotoplastyc investe na melhoria dos seus processos e capacidade produtiva. Nos últimos 18 meses, esse investimento tem se intensificado, seja em novas máquinas rotomoldadoras ou na melhoria das instalações fabris.

 

Inovação e Eficiência na Produção

Os investimentos para atender a crescente demanda do mercado somaram mais de R$8 milhões nos últimos 18 meses, com a aquisição de mais um braço produtivo e duas máquinas rotomoldadoras. “Aumentamos nossa capacidade instalada em 30% com a aquisição dos equipamentos: uma Carrossel com capacidade de forno de 3.600 mm de diâmetro e uma Shuttle, com capacidade de 4.500 mm de diâmetro”, explica Jeferson Nagorny, gerente industrial da Rotoplastyc. A Carrossel é assim denominada por conter carros independentes que movem os braços através das cinco estações do processo com a finalidade de atender a capacidade de produção sequencial em grandes quantidades. A Shuttle tem um forno central, duas estações de resfriamento e dois braços retos e/ou offset, que permite a fabricação de produtos diversos e a utilização de diferentes moldes simultaneamente, produzindo em tempos e receitas diferentes em cada estação.

 

Melhorias nas instalações fabris

A demanda por produção em larga escala requer máquinas que possam acompanhar essa necessidade. No entanto, a eficiência produtiva passa também pelas instalações fabris adequadas à demanda e que proporcionem um melhor ambiente de trabalho aos colaboradores.

“Além do investimento em máquinas, melhoramos também as instalações fabris com a compra de 15 climatizadores de ar e a revitalização do parque fabril, gerando mais conforto aos nossos funcionários. Ampliamos e otimizamos os locais de montagem e acabamento de peças, com linhas de acabamento em conceito LEAN (Lean manufacturing ou lean production, manufatura enxuta, é uma filosofia de gestão oriunda do Sistema Toyota de Produção cuja premissa é focar na redução dos desperdícios)”, comenta o gerente. Além disso, foi implantado o sistema MES ((Manufacturing Execution System), sistema de execução de manufatura) em todas nossas máquinas, para controle do OEE (Eficiência Global do Equipamento) e apontamento automático, gerando maior produtividade e acuracidade dos estoques. “Estabelecemos a gestão visual no armazenamento de matrizes e criamos novos locais para garantir o aumento do portifólio de produtos”, todos esses esforços somados resultam em mais qualidade e eficiência produtiva”, acrescenta Jeferson.

 

Construindo o Futuro da Indústria

A cultura organizacional é ponto fundamental para a evolução da indústria. Por isso, na Rotoplastyc os esforços nesse sentido são diários. “Estamos trabalhando forte na melhoria da cultura organizacional, através de programas como o SOL, baseado nos conceitos do 5S, e Minifábrica (ShopFloor), com uma sistemática de monitoramento do desempenho da operação no gemba (uma das etapas da gestão LEAN e que aproxima o chão de fábrica da gestão). Com isso, conseguimos promover o engajamento dos funcionários e líderes, a fim de que todos possam atingir níveis de desempenho cada vez mais elevados” completa.

 

Pronto para Moldar o Futuro do Seu Negócio?

A Rotoplastyc atende hoje demandas de empresas nacionais e multinacionais em peças técnicas rotomoldadas em polietileno. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções personalizadas e tecnologia avançada em produção industrial. Vamos juntos moldar o futuro do seu negócio!

Faça seu orçamento com a gente: https://rotoplastyc.com.br/oem/

 

Novidades

A importância das peças de polietileno para a redução de custos

Receba nossas novidades direto no seu e-mail.

Veja mais notícias