Polietileno: matéria-prima perfeita para projetos industriais
28 de novembro de 2022 - Polietileno, Rotomoldagem

Conheça as propriedades do polietileno e saiba porque ele é considerado a matéria-prima perfeita para projetos industriais em rotomoldagem.
O polietileno é uma resina termoplástica altamente utilizada pela indústria, principalmente porque suas propriedades permitem produzir os mais variados tipos de peças e equipamentos. A resina é obtida a partir da polimerização do etileno, é cristalina e flexível, e na rotomoldagem permite produzir peças de grande porte com baixo investimento em ferramental.
O chamado plástico rotomoldado, material com o qual a Rotoplastyc desenvolve seus produtos, proporciona soluções de alta qualidade e resistência para os mais diferentes setores do mercado, seja na indústria, comércio, construção civil, sanitário/ambiental, além do logístico de cargas, alimentício, na agricultura, entre outros.
Existem hoje no mercado vários tipos de polietileno (PE), os quais se diferenciam pelas condições reacionais e do sistema catalítico empregado no processo de polimerização. Entretanto, podem ser apontados três principais tipos de polietileno: PEBD (polietileno de baixa densidade), usado, por exemplo, para utilidades domésticas e embalagens; PEAD (polietileno de alta densidade), usado em caixas para uso industrial e reservatórios automotivos, por exemplo; e PEBDL (polietileno de baixa densidade linear), empregado em fraldas e embalagens, entre outros.
A Rotoplastyc trabalha com o PEAD, um dos polímeros plásticos mais difundidos no mundo e que possui estrutura molecular regular e estável, resultando em produtos finais com características superiores às de outros plásticos. Por possuir excelentes propriedades mecânicas, físicas, hidráulicas e químicas, assim como pelo seu peso molecular elevado, esse tipo de polietileno é indicado para a fabricação de produtos como: tubos, embalagens flexíveis, utensílios domésticos, automotivos, redes coletoras de esgotos, tanques para implementos agrícolas, barcos, entre outros que exigem maior durabilidade, flexibilidade e leveza.
As vantagens de utilizar o PE em projetos industriais
Uma das maiores vantagens de utilizar o polietileno em projetos industriais está no fato de que ele permite a produção de peças mais leves, altamente resistentes e com baixo custo. Além disso, como não possuem emendas, a higienização fica muito mais fácil.
Outro aspecto importante é o da sustentabilidade. A matéria-prima utilizada, em seu estado natural, é 100% reciclável. E, quando um termoplástico é descartado, o polietileno pode voltar ao início do processo, possibilitando ser 100% reutilizado sem perder suas propriedades.
O produto não possui toxinas (é constituído de hidrogênio e carbono, apenas) e pode ser fabricado de diversas cores e tamanhos. Isso porque os termoplásticos, quando frios, possuem uma determinada forma, e, ao serem aquecidos, podem ser transformados, sem que ocorra nenhum dano ao material. Ou seja: são polímeros que, com a ação do calor, amolecem e se fundem. Com seu resfriamento, é possível obter produtos nos mais variados formatos.
É por esses motivos e pelas suas propriedades que o polietileno e a rotomoldagem são uma boa escolha na fabricação de peças para indústrias de diversos segmentos, atendendo todas as necessidades dentro de um projeto de novos produtos e equipamentos. A Rotoplastyc desenvolve projetos personalizados para diversos segmentos industriais, conforme as soluções buscadas pelo cliente.
Gostou de saber mais sobre porque o polietileno é considerado a matéria-prima perfeita para projetos industriais em rotomoldagem? Deixe aqui seu comentário!